18 de janeiro, Dia do Esteticista…Parabéns!

18 de janeiro, Dia do Esteticista…Parabéns!

Reconhecida a profissão de esteticista no dia 18 de janeiro de 2012, sob a lei de nº 12.592, e publicada no Diário Oficial da União – DOU, no dia 19 de janeiro de 2012, seção 1, página 1, pela Presidenta Dilma Rousseff e assim então é instituído o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicura, Depilador e Maquiador, a ser comemorado em todo o País, a cada ano, no dia e mês coincidente com a data da promulgação desta Lei, ou seja dia 18 de janeiro.

A Samana Cosmética Dermatológica quer prestar sua homenagem a todos os profissionais da área da beleza publicando esse artigo que fala sobre a História da Estética.

A palavra estética nas línguas ocidentais foi originada do grego que significa sensação e percepção. Teve sua origem no século XVII como Aesthetica, obra em dois volumes do filósofo alemão Baumgarten (1714-1762) e nessa época significava apenas teoria da sensibilidade de acordo com a etnologia da palavra grega, Aisthesis. Baumgarten foi um dos principais representantes do ilusionismo, o primeiro a usar o termo estética.
Do ponto de vista filosófico, a estética estuda racionalmente o belo e o sentimento que este desperta nos homens (CHIES, 2008).
O ramo da estética tem sido frequente objeto de estudo pela medicina, odontologia, psicologia, arte e filosofia (CHAUÍ, 2003). Durante séculos a constante preocupação com a aparência padrões de beleza imposto pela mídia, associado com o desejo da eterna juventude vem acompanhando gerações de homens e mulheres em busca de produtos e tratamentos.
A história dos profissionais da estética teve seu início na década de 60 quando Anne Marie Kloz, filha do Cônsul Francês, criou a primeira escola brasileira para a formação de esteticista, no Rio de Janeiro.
Diante da crescente importância das atividades estéticas e as novas perspectivas que se configuraram no decorrer das últimas décadas, os profissionais da Estética vêm se especializando e se qualificando por meio de cursos de capacitação, seminários e congressos nacionais e internacionais.
Na concepção de Façanha (2003), o profissional esteticista e cosmetólogo que aplica os tratamentos cosméticos muitas vezes é visto como um paramédico.

Elizabeth Arden, cosmetóloga e empresária - Dia do Esteticista, 18 de janeiro.Elizabeth Arden foi uma das grandes cosmetólogas e empresárias do mundo moderno, idealizou a beleza completa, com a pele tratada com cremes e loções específicas para adstringir, tonificar e hidratar, e em seguida a isso o uso da maquiagem.
Essa publicação é dedicada às nossos amigos, parceiros e clientes profissionais da beleza e no dia 18 de janeiro iremos comemorar o Dia da Esteticista. A equipe Samana Cosmética Dermatológica homenageia aos Esteticistas com mensagens de alguns de seus distribuidores como segue abaixo:

“Só merecem os melhores amigos aqueles que sabem ser os melhores amigos de alguém.”
Mensagem da Luciana, da Estetika e Cia – Nova Iguaçu – RJ.

“Você querido esteticista, que com suas mãos levam qualidade de vida, beleza e bem estar ao seu clientes,te homenageamos com muito carinho,você como mais ninguem merece este dia.
Hoje eu desejo que o seu dia seja melhor e que você possa ter muito sucesso em seu trabalho.
Aproveite o este dia tão especial e orgulhe-se pelo seu dom.”
Mensagem da Luciana e do Elemar, distribuidores de Cascavel.

“Ser Esteticista…
É mais do que ter uma formação.
É ter prazer em atender,
É saber o momento de ouvir e o que falar,
É ter o feeling para captar exatamente o que sua cliente deseja
É saber com o toque de suas mãos proporcionar um bem estar sem igual para sua clientela e fazê-las sentir-se “especial”,
É aquela que sabe que cada idade tem a sua beleza
É ter amor pelo que faz.
Para o dia 18 de janeiro,
às amigas clientes Esteticistas
O nosso parabéns por este trabalho de dedicação e empenho!”
Mensagem das distribuidoras de S. Pedro da Aldeia.
Realce Beleza.

“Parabéns à todos os profissionais da estética, que transformam a beleza em realidade!”
Mensagem da Isabela da Pró-bio.
Distribuidora de Balneário Camboriu – SC

Fonte:
Estética Facial e Corporal: uma revisão bibliográfica – De Lourdes Schafascheck Schmitz, Lucia Laurentino, Marli Machado;
Revista Personalite