Azeloglicina e suas multifunções

Azeloglicina e suas multifunções

Anti-acne, clareador e rosácea

Nessa publicação vamos abordar um assunto muito complexo, afinal não estaremos elucidando por completo sobre a Acne mas estaremos falando sobre a Azeloglicina, um principio ativo muito eficaz no tratamento de Acne. A acne é uma doença que ocorre por predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormónios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.

A Azeloglicina é a forma solúvel do Ácido Azeláico, o único produto capaz de reduzir eficientemente os níveis de ácidos graxos livres no sebo, ao mesmo tempo em que reduz o número de Propionibacterium e Micrococci intrafoliculares, sem interferir na produção sebácea normal. A Azeloglicina guarda todas as características do Ácido Azeláico insolúvel somando a ele aspectos de um surfactante, interfere na patogenesia da acne por sua propriedade antiqueratinizante, antibacteriana e antiinflamatória. O efeito redutor da Azeloglicina sobre os ácidos graxos se deve à inibição competitiva da 5-alfa-redutase, bloqueando a conversão da testosterona a diidrotestosterona (DHT). A sua maior ação normalizadora de lipídeos é detectada na região da testa e do queixo, apresenta propriedades bacteriostáticas contra uma extensa variedade de aeróbios (S. aureus, S. epidermidis, E. coli, P aeruginosa dentre outros). Em altas concentrações, age como bactericida contra S. epidermidis e S. Aureus.

• Clareador: A Azeloglicina® tem potencial terapêutico na rosácea e nas desordens hiperpigmentantes. A utilização da Azeloglicina ® em produtos tópicos está relacionada ao fato do ácido azeláico naturalmente produzido pelo Pityrosporum ovale, ser uma causa conhecida de um dos desequilíbrios da pele, denominado pityriasis vesicolor, que se caracteriza pelo aparecimento de manchas leucodérmicas por falta da melanina. Esta despigmentação da pele se deve à inibição da tirosinase pelo ácido azeláico. A Azeloglicina ® imita a natureza e também inibe a tirosinase exercendo assim sua ação clareadora. A resposta da Azeloglicina ® pode ser notada em apenas 21 dias de aplicação contínua, não só pelo clareamento como também pelo bloqueio do avanço da mancha. Os resultados máximos se concretizam após 2 a 3 meses, além de prevenir o aparecimento de novas manchas, continua exercendo sua ação clareadora sobre as manchas existentes.

• Sebonormalizante: Azeloglicina ® reduz os níveis de ácidos graxos livres no sebo, ao mesmo tempo em que reduz o número de Propionibacterium e Micrococci intrafoliculares, sem interferir na produção sebácea normal. Sabe-se que o efeito redutor da Azeloglicina ® sobre os ácidos graxos se deve à inibição competitiva da 5-alfa-redutase, bloqueando a conversão da testosterona a diidrotestosterona (DHT). A ação normalizadora de lipídeos é muito evidente na região da testa e do queixo.

• Anti-acnéico: Azeloglicina ® interfere na patogenesia da acne por sua propriedade anti-queratinizante, antibacteriana; antiinflamatória e sebonormalizante. Em baixas concentrações, a apresenta propriedades bacteriostáticas contra uma extensa variedade de aeróbios S. aureus, S. epidermidis, E. coli, P. aeruginosa, C. albicans e anaeróbios (Propionibacterium acnes). Em altas concentrações, age como bactericida contra S. epidermidis e S. aureus.

• Anti-queratinizante: A Azeloglicina ® é um agente anti-queratinizante devido ao seu efeito citostático antiproliferativo sobre os queratinócitos. • Hidratante:
A Azeloglicina ® hidrata a pele e dá mais elasticidade porque está ligada a duas moléculas de glicina.
A Samana Cosmética Dermatológica possui uma linha chamada Azeloglicina que compõe um sistema cosmecêutico indicado para o tratamento da acne, rosácea e no clareamento de manchas hipercrômicas. Cicatriza, normaliza a oleosidade, clareia e afina a pele, minimizando sequelas. Pode ser usado em todos os tipos de pele, inclusive as negras.

Linha Azeloglicina Samana: Azeloglicina Máscara 150g e a Azeloglicina Gel 60g

 

Leia também:

Linha Azeloglicina Samana