Caminhos da Lipólise e da Lipogênese

Caminhos da Lipólise e da Lipogênese

A lipogênese ou acúmulo de gordura dentro da célula adiposa é influenciada principalmente pelo hormônio insulina, produzido pelo pâncreas. O estrógeno e a prolactina (hormônio feminino produzido durante a gravidez e a lactação) potencializam a ação lipogênica da insulina.

Através da insulina, os ácidos graxos livres e o glicerol provenientes da alimentação são convertidos, dentro da célula de gordura, em triglicérides, moléculas estáveis de armazenamento de energia.

A lipólise é estimulada por catecolaminas em quantidades baixas a moderadas pela estimulação dos receptores beta-1 (β-1), que ativam a enzima adenilciclase intracelular quebrando as moléculas de triglicérides. As substâncias que ativam a adenilciclase e com isso estimulam a perda de gordura são o silício, os hormônios tireoideaonos e a enzima glutation.

Um percentual da gordura depositado no abdome mediado por fatores hormonais migra para a camada subcutânea, localizada abaixo da pele. Essa gordura pode ser classificada como gordura regionalizada e gordura localizada. Essa deposição é responsável pela formação do abdome e dos flancos.

A gordura regionalizada é a que melhor responde aos tratamentos estéticos e sua eliminação é parte importante na recuperação da harmonia corporal.

A Samana Cosmética Dermatológica possui várias soluções para tratar celulite, gordura localizada e flacidez. A última lançada é a Lipotermoterapia, técnica inovadora para o tratamento da Celulite, Gordura Localizada e Flacidez Corporal, através da associação de ativos lipolíticos capazes de combater um dos maiores inimigos das mulheres a Celulite e a Gordura Localizada atuando diretamente no ciclo da Celulite, pois quando associamos a ação de enzimas proteolíticas e inibidores da fosfodiesterase promovemos uma maior informação lipolítica.

fonte:
9.º CCIEC 2014