Limpeza Interior

Limpeza Interior

Drenagem Linfática Manual

Nosso corpo, como as árvores, as folhas, os animais é percorrido por um líquido incolor e transparente que contido nos vasos linfáticos, tem a função de filtrar as impurezas do sangue. Quando a circulação linfática diminui seu ritmo ou mesmo se interrompe, o material a ser descartado fica estagnado em algumas zonas do corpo, causando inchaços dolorosos e afecções, como acne,celulite e os edemas pós-operatórios. Neste e em outros casos, a Drenagem Linfática Manual atua como descongestionante.

A Drenagem Linfática é muito conhecida e realizada na Europa. O sistema linfático não possui uma bomba, como no caso do sangue, que tem o coração, mas se movimenta com a pressão da musculatura e da respiração. Situados logo abaixo da pele e por todo o corpo, os vasos linfáticos, por falta de movimento muscular, podem, por exemplo, causar inchaços nas pernas, quando alguém fica muito tempo sentado.

A Drenagem Linfática possui quatro funções básicas. Além de desintoxicar, contribui para a eliminação de líquidos, ativar o sistema imunológico, também atua como relaxante e analgésico (em caso de fraturas ósseas. Drenagem elimina a pressão e o inchaço locais, e conseqüentemente a dor). Após cirurgias plásticas, alivia hematomas e inchaços. Auxilia no tratamento da celulite, cujo acúmulo se deve à falta de movimentos locais, que provoca a estagnação da linfa nas células de gordura.

Para realizar a Drenagem Linfática Manual, o profissional percorre todo o corpo (por inteiro ou áreas específicas) com as palmas das mãos e pontas de dedos em toques bastante suaves, movimentando a linfa em direção aos gânglios. As toxinas são liberadas através dos rins. Esta massagem exige conhecimento e muita sensibilidade nas mãos.

Fonte:

GUSMÃO, C. Drenagem Linfática Manual – Método Dr. Vodder.– São Paulo: Atheneu Editora, 2010.