Permeação Cutânea

Permeação Cutânea

A pele é o maior órgão do organismo e tem a capacidade de absorver diversas substâncias que penetram até as estruturas mais profundas, podendo chegar inclusive até a corrente circulatória.

Sabe-se que a penetração de substância dos cosméticos na pele nem sempre é possível, pois existem barreiras naturais que dificultam a sua penetração, como por exemplo, a região do stratum corneum que contém oleosidade, provindas das glândulas sebáceas, que é a principal barreira para a permeação de substâncias ativas na pele (LEONARDI, 2008).

Na via transdérmica, uma via de permeação cutânea, ocorre uma ação sistêmica e através da absorção percutânea é possível obter uma absorção de substâncias pela pele, penetrando até as estruturas mais profundas, entrando inclusive na corrente sangüínea.

Como um facilitador da penetração cutânea, grupos de substâncias que aumentam o fluxo de substâncias através do stratum corneum, a microemulsão transdérmica, na forma de fosfolipídios que são compostos efetivos para serem incorporados em sistemas de liberação de ativos.

Atua rompendo a organização da parede celular, o mecanismo de permeabilidade cutânea ocorre por difusão através da matriz intercelular lipídica e leve desorganização da pele permitindo a penetração do gel e ativo através do estrato córneo (ação surfactante anfotérica).

Apesar da via transdérmica ser de uso tópico, pode ser usado como via de administração de fármacos, como alternativa à via oral, oferecendo a vantagem de não produzir irritação gástrica, evitar também a influência da acidez do estômago, dos alimentos, da flora intestinal e evitar também o efeito da primeira passagem hepática.

Permite ainda o controle da absorção de determinada quantidade de fármaco e, como existe a possibilidade de aplicação em diferentes locais do organismo, previne e reduz a irritação, a toxicidade local e diminuí a toxicidade sistêmica.

Na indústria cosmética, a via transdérmica, vem sido usado com muito sucesso, garantido a permeação de ativos principalmente em tratamentos que necessitam de ação mais profunda, como no caso, dos tratamentos de celulite e gordura localizada, oferecendo resultados surpreendentes.