Verão em alta com um corpo perfeito

Verão em alta com um corpo perfeito

Vem chegando o verão, a estação em que o sol se apresenta e é a preferida  de quem gosta de ir a praia. Esse é o momento em que as clínicas de estética se preparam para os tratamentos corporais devido a busca desenfreada de quem deseja estar com o corpo em forma para o verão.

Mas tratar celulite e gordura localizada não é nada fácil, requer muitos recursos e o profissional da estética precisa estar cercado de produtos específicos para cada tipo de tratamento. Não se pode generalizar aplicando um protocolo básico para todos os clientes, afinal cada caso é um caso.

Falando sobre celulite, ou melhor, fibro edema gelóide, caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão, segundo GUIRRO (2002), o fibro edema gelóide consiste numa infiltração edematosa do tecido conjuntivo, seguida da polimerização da substância fundamental que, infiltrando-se nas tramas, produz uma reação fibrótica consecutiva. As características principais se dão no tecido apresentando-se esclerosado (com pouca circulação); o tecido fibrosado (com aumento de fibras colágenas); aumento dos adipócitos (TG); retenção hídrica; polimerização dos mucopolissacarídeos; trocas metabólicas dificultadas e congestão venosa.

A localização varia nas zonas glúteas, na região posterior de coxa até joelhos, face anterior, posterior interna de músculos, em sua totalidade, abdome alto e baixo; outras zonas, na base do tórax, parte alta do dorso e parte baixa da nuca, antebraços e braços, panturrilhas e região subaxilar. As causas principais são por fatores predisponentes como idade, sexo e desequilíbrio hormonal; fatores desencadeantes, como stress, fumo, sedentarismo, desequilíbrios glandulares, diabetes, maus hábitos alimentares, e disfunção hepática; fatores condicionantes, a partir dos demais fatores acima citados criam-se alterações hemodinâmicas locais que aumentam a pressão capilar, dificultam a reabsorção linfática e favorecem a transladação linfática nos espaços intersticiais.

A fibro edema gilóide pode se apresentar em graus que evoluem de grau 1 – quase despercebida, visíveis em contração máxima com fácil regressão do quadro, as células começam a armazenar maior quantidade de gordura. No grau 2 –  ao apertar aparecem as ondulações, acentua-se na contração e a pele parece “fofa” indicando edema. No grau 3 – aspecto “casca-de-laranja”, os nódulos são visíveis e alterações na microcirculação. Grau 4 – apresenta diferenças de temperatura nas extremidades corpóreas, nódulos ao palpar – microvarizes, ao manipular o tecido a cliente apresentará dor e flacidez associada.

Já a Gordura localizada é caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo em regiões específicas, como forma de reserva energética, diferente da obesidade que é caracterizada pela hipertrofia e hiperplasia adipocitária.  A maior incidência de gordura localizada se dá no abdome inferior, abdome superior, flancos, culotes, interna da coxa, interna dos joelhos, dorso inferior, dorso superior, sub-glútea e posterior do braço. A distribuição também pode estar associada segundo o sexo classificada anatomicamente em mulheres como ginóide no formado de pera, com o acúmulo na região do quadril e em homens andróide em forma de maçã, acumulando na região abdominal.  Anatomicamente o corpo da mulher é preparado para alojar o feto, a medida que a mulher passa dessa fase, ou seja, na fase da menopausa a anatomia da mulher passa a ser como a do homem, androide, sendo assim a reserva de gordura passa a se acumular na região abdominal.

Para se obter um resultado eficiente no tratamento de gordura localizada e celulite, o profissional de estética precisa elaborar um Programa de Tratamento Específico, personalizado conforme os aspectos individuais de cada cliente.

A Samana Cosmética Dermatológica dispõe de uma Linha Corporal completa e que corresponde às necessidades essenciais para se elaborar um Programa de Tratamento Específico.
Clique AQUI e veja um resumo de cada produto da Linha Corporal Samana.

Veja os produtos da Linha Corporal Samana, seus ativos e aproveite para curtir nossa página no Facebook!