Vinoterapia, poder antioxidante da longevidade

Vinoterapia, poder antioxidante da longevidade

Antioxidante da uva em sinergismo para tratar em profundidade peles desvitalizadas, desidratadas, com baixa luminosidade e tonicidade.

O vinho tem de 7 a 8 mil anos, sendo a sua origem no Oriente Médio, na região do mediterrâneo o seu grande centro de sua cultura e difusão. A descoberta do vinho aconteceu por meio da fermentação natural das uvas armazenadas, foi um dos primeiros remédios utilizados pelo homem, como anestésico para os hindus, qualidades dietéticas e fisiológicas reconhecidas por Hipócrates. Pasteur no século XIX, explicou pela primeira vez como o processo de transformação de suco de uva em vinho ocorre.

Após pesquisas, foi descoberto que um dos componentes da uva, os polifenóis têm ação antioxidante na prevenção do envelhecimento cutâneo, hidratação, tonificação e auxilia na termogênese.

O vinho concentra alguns minerais e diminui a quantidade de ácidos presentes na uva e algumas vitaminas estão mais concentradas no vinho que na fruta in natura.

Os antioxidantes polifenois da semente da uva exercem ação de “Scanvenger” (varredor), ação de quelante de metais, ação de neutralização de radicais livres do O2 e ainda ação de bloquear a ligação de enzimas destrutivas. Polifenois são ricos em vitamina C, E e A, o que melhora a elasticidade e firmeza da pele.

O Resveratrol é encontrado principalmente na casca em uvas muscadine, e também nas sementes. Atua como antioxidante natural protege o organismo contra doenças. Contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, diminui a taxa de colesterol, retarda o envelhecimento e melhora gota e artrite.

Acredita-se que o mesmo estimula as Sirtuínas (enzimas reguladoras dos mecanismos de longevidade), que diminuem a ação de vários genes, o que contribui para evitar doenças. Além de ativar a produção de mitocôndrias (geradoras de energia), que aumentam a resistência física.

O Resveratrol atua impedindo a formação e possui potente ação neutralizadora de radicais livres, que causam danos às células e aos tecidos, atenua o envelhecimento cutâneo, e reduz a formação de rugas e a flacidez na pele.

A vinoterapia atualmente é utilizada em tratamentos faciais em cabine e domiciliar com a finalidade de rejuvenescimento facial, prevenção do envelhecimento facial através da neutralização dos radicais livres e proteção das membranas celulares. Nos tratamentos corporais, tem sido utilizado para estrias e redutores de medidas.

As indicações de tratamentos com vinoterapia são em peles desvitalizadas, estrias, flacidez, hidratação cutânea, rejuvenescimento e clareamento.

A linha Vine Ox da Samana Cosmética Dermatológica foi desenvolvida com a tecnologia de ativos hidratantes associado ao potente poder antioxidante da uva, atuando em sinergismo para tratar em profundidade peles desvitalizadas, desidratadas, com baixa luminosidade e tonicidade.

Fonte
1 – SALINET. A. Estudo da Aplicação de Vinhoterapia em Tratamento Estético Cutâneo Facial: parte final. Revista Personalité, SP. ano XV. n.º 77. p.91-92. 2012.

2 – www.silvanaoliveira.com.br