Vitamina C, ativo de vanguarda com múltipla ação

Vitamina C, ativo de vanguarda com múltipla ação

Não é por acaso que entra ano, sai ano e a indústria cosmética se esmera em lançar produtos, em que ela, a tal Vitamina C, é a substância principal. Afinal o seu mecanismo de multipla ação a torna favorita para tratar rugas, manchas e anti-radicais livres.

O ácido ascórbico ou vitamina C é uma molécula usada na hidroxilação das células através de mecanismos que ocorrem por reações bioquímicas variadas. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.

Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.

Desde que na forma de ácido ascórbico levógero e nas concentrações de 5 a 15%, sendo ideal a concentração mínima de 10%. Os estudos de Nusgens (2001) e Humbert (2003) foram realizados na pele de voluntários, com vitamina C a 5%, comparada com placebo, usados por 6 meses.

Demonstraram melhora clínica, histológica e ultraestrutural significativas e, na derme humana, o aumento da expressão do RNAm para colágenos I e III, das enzimas relacionadas à síntese de colágeno e dos inibidores teciduais das metaloproteinase tipo 1.

O estudo de Fitzpatrick, 2002, avaliou o efeito da vitamina C a 10% comparada com o veículo na metade da face de 10 voluntários, durante 12 semanas, demonstrando melhora clínica e formação de colágeno no exame histopatológico, estatisticamente significantes.

A Samana Cosmética Dermatológica dispõe em sua linha o Tonus Plus, um sérum que contém Ácido Ascórbico 10%, Vitamina E e Ginkgo biloba, é uma combinação perfeita, um verdadeiro Plus com resultados anti-envelhecimento, anti-oxidante e clareador.

Fontes:
pt.wikipedia.org
silvanaoliveira.com.br